Star Wars I: A Ameaça Fantasma - Arte Conceitual de Doug Chiang | Fantástica Cultural

Star Wars I: A Ameaça Fantasma - Arte Conceitual de Doug Chiang

Star Wars I: A Ameaça Fantasma - Arte Conceitual de Doug Chiang

Redação ⋅ 15 outubro 2019
Entre florestas, desertos, palácios e cidades futuristas, Doug Chiang cria um repertório completo de ambientes, civilizações, criaturas, veículos e vestimentas para popular o episódio inicial da saga Star Wars.

Uma das profissões mais divertidas do cinema é a dos concept artists. Seu trabalho consiste em coletar inspiração e explorar conceitos visuais para filmes e séries (e também games). Quanto mais ousadas e criativas C-3PO com a estrutura incompleta (1995) forem suas ilustrações, melhor. Brincando com cores, temas e formas, sua função é oferecer ideias para os diretores e produtores.

São em especial os filmes de fantasia, ficção científica e animação que requerem o serviço de concept artists, pois, nesses casos, o mundo ficcional precisa ser criado do zero (worldbuilding). E não há universo fantástico mais visualmente criativo, rico e detalhado no cinema do que Star Wars. Boa parte dos personagens, veículos e cenários icônicos da saga foi primeiramente imaginada pelo pintor Ralph McQuarrie, concept artist da trilogia original (1977-1983), e concretizada em suas pinturas. Com o retorno de Star Wars aos cinemas no final dos anos 90, McQuarrie precisou ser substituído e a responsabilidade foi passada para o taiwanês Doug Chiang.

Tendo trabalhado desde os anos 80 para a empresa de efeitos especiais de George Lucas, a Industrial Light & Magic, Chiang participou da criação de filmes como O Exterminador do Futuro 2 e Forrest Gump. Sua colaboração para os episódios 1, 2 e 3 de Star Wars começou em meados dos anos 90. Apesar de apresentarem semelhanças às obras de McQuarrie, as ilustrações de Chiang são facilmente reconhecíveis por seu estilo próprio.

Com as mudanças tecnológicas no final dos anos 90, porém, os concept artists passaram a elaborar imagens exclusivamente em sketches ou via ilustração digital, abandonando as pinturas tradicionais. Assim, Star Wars 1: A Ameaça Fantasma (1999) foi um dos últimos filmes a serem planejados via pintura.

Doug Chiang atualmente é vice-presidente e diretor executivo de criação da Lucasfilm, Disney. Mais recentemente, foi colaborador para Star Wars 7: O Despertar da Força e Rogue One.

Abaixo, 29 pinturas de Chiang para a arte de Star Wars 1: A Ameaça Fantasma (1999):

Compartilhar:
Tags:

· arte
· cinema
· fantasia
· ilustração
· Star Wars