O Agricultor e os seus Filhos - Fábulas de Esopo | Fantástica Cultural

Artigo O Agricultor e os seus Filhos - Fábulas de Esopo
F Á B U L A   D E   E S O P OLiteratura

O Agricultor e os seus Filhos - Fábulas de Esopo

Autores Selecionados ⋅ 12 maio 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Como distrair o olho grande.

Mau Investimento - Arte de Pirineu
Mau Investimento - Arte de Pirineu

Um rico e idoso agricultor, que sabia não ter já muitos dias de vida pela frente, chamou os filhos à beira da cama e disse-lhes:

— Meus filhos, ouvi com atenção o que tenho para vos dizer. Não façais a partilha da fazenda que por muitas gerações tem pertencido à nossa família. Em alguma parte dos campo, está enterrado um valioso tesouro. Não sei o sítio exato, mas ele está lá, e com certeza o encontrareis. Esforçai-vos na busca e não deixeis nenhum ponto do terreno por escavar.

Pouco tempo depois, o velho homem morreu, e logo que ele foi sepultado, os filhos começaram o seu trabalho de busca, cavando e revirando cada pedaço de terra da fazenda com as suas pás e os seus fortes braços, dando a volta ao terreno duas ou três vezes.

Nenhum tesouro foi encontrado. Mas quando chegou o tempo da colheita e se sentaram para verem quanto tinham ganhado, descobriram que haviam lucrado mais do que todos os seus vizinhos. Perceberam então que o tesouro de que o pai lhes falara era a abundante colheita, e que com o seu esforço haviam encontrado o verdadeiro tesouro.


Moral da História:

Muitas vezes, a ânsia de receber benefícios imediatos impede as pessoas de obterem benefícios muito maiores, mais duradouros e que se multiplicam no longo prazo.


barra

foto do autor

Autores Selecionados

Escritores, ensaístas e jornalistas em destaque



SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST