Havia um Agricultor que era dono da Galinha mais extraordinária que se possa imaginar: todos os dias, a ave punha um ovo de ouro.
O Agricultor levava os ovos ao mercado e começou a enriquecer, mas não tardou que se tornasse impaciente com a Galinha, pois esta só punha um ovo por dia. Sentia que não estava a enriquecer com rapidez suficiente.
Então um dia, depois de ter acabado de contar o dinheiro, teve a ideia de que poderia obter os ovos de ouro todos de uma vez se matasse a galinha e lhes tirasse de dentro. Mas quando levou esta ideia à prática, descobriu que, por dentro, a galinha era igual a qualquer outra, e que agora já não poria mais ovos.
Moral da História:
O desejo humano pelo progresso tem dois lados. Tentar produzir mais e melhor, obter melhores resultados por meio de estratégias e artifícios, pode gerar grandes avanços para a humanidade. Mas é comum que, nessa busca por alterar um sistema que funciona bem, para que ele funcione ainda melhor, as pessoas ajam de forma irrefletida, arruinando os privilégios que possuíam.