A Galinha dos Ovos de Ouro - Fábulas de Esopo | Fantástica Cultural

Artigo A Galinha dos Ovos de Ouro - Fábulas de Esopo
F Á B U L A   D E   E S O P OLiteratura

A Galinha dos Ovos de Ouro - Fábulas de Esopo

Autores Selecionados ⋅ 15 out. 2023
Compartilhar pelo FacebookCompartilhar por WhatsAppCitar este artigo

Quando querer mais resulta em obter menos.

galinha dos ovos de ouro fabula do esopo 2

Havia um Agricultor que era dono da Galinha mais extraordinária que se possa imaginar: todos os dias, a ave punha um ovo de ouro.

O Agricultor levava os ovos ao mercado e começou a enriquecer, mas não tardou que se tornasse impaciente com a Galinha, pois esta só punha um ovo por dia. Sentia que não estava a enriquecer com rapidez suficiente.

Então um dia, depois de ter acabado de contar o dinheiro, teve a ideia de que poderia obter os ovos de ouro todos de uma vez se matasse a galinha e lhes tirasse de dentro. Mas quando levou esta ideia à prática, descobriu que, por dentro, a galinha era igual a qualquer outra, e que agora já não poria mais ovos.


Moral da História:

O desejo humano pelo progresso tem dois lados. Tentar produzir mais e melhor, obter melhores resultados por meio de estratégias e artifícios, pode gerar grandes avanços para a humanidade. Mas é comum que, nessa busca por alterar um sistema que funciona bem, para que ele funcione ainda melhor, as pessoas ajam de forma irrefletida, arruinando os privilégios que possuíam.


barra

foto do autor

Autores Selecionados

Escritores, ensaístas e jornalistas em destaque



SÉRIE NUM FUTURO PRÓXIMO

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

NUNCA PERCA UM POST