Certo dia, ao contar as Ovelhas, um Pastor descobriu que lhe faltavam algumas. Muito irritado, aos gritos, cheio de altivez e arrogância, disse que iria apanhar o responsável por aquilo e puni-lo com as suas próprias mãos. Suspeitava de um Lobo que vira afastar-se em direção às montanhas, onde existiam cavernas infestadas deles. Mas, antes de ir até lá, fez uma promessa a Júpiter, dizendo que se este o ajudasse a encontrar o ladrão, lhe daria em sacrifício a mais gorda e bela das suas Ovelhas.
Após procurar em vão sem encontrar qualquer Lobo, quando passava diante de uma grande caverna na encosta da montanha, um enorme Leão sai de lá de dentro e põe-se à sua frente, trazendo na boca uma das suas Ovelhas. Cheio de medo, o Pastor cai de joelhos e suplica aos deuses:
— Piedade, ó Júpiter, os homens não sabem o que dizem! Para encontrar o ladrão ofereci em sacrifício a mais gorda das minhas ovelhas. Agora, prometo-te o maior e mais belo touro, desde que faças com que o ladrão se vá embora para longe de mim!
Moral da História:
Nem tudo o que você deseja é o que você acha que deseja. A concretização de um objetivo pode ser devastadora, quando não se conhecem todos os fatos e implicações.