Para a primeira continuação de Star Wars, programada para lançamento em 1980, Ralph McQuarrie foi incumbido de expandir o universo visual da saga, definindo o visual de ambientes como a Cidade nas Nuvens e o planeta Hoth, além de modelar a aparência do inigualável Mestre Yoda.
Série 1: Hoth e base no gelo
Série 2: Cenas no espaço
Série 3: Pântanos de Dagobah
Série 4: Bespin - Cidade nas Nuvens
Conceito criado inicialmente para representar a Cidade Imperial, primeira versão de Coruscant, que deveria figurar no primeiro episódio da saga (Uma Nova Esperança).Versão da Cidade Imperial já adaptada para O Império Contra-Ataca, agora como uma singela e remota mina de gás no planeta Bespin.
Bônus
Os caçadores de recompença.Outro conceito criado para a Cidade Imperial, que deveria aparecer no primeiro filme da saga, no lugar da Estrela da Morte. A Cidade Imperial foi primeiramente imaginada como uma cidade nas nuvens, mas a ideia foi reutilizada para a cidade de mineração Bespin, em O Império Contra-Ataca.
(FANTÁSTICA CULTURAL, 2019) ou Fantástica Cultural (2019)
Na Bibliografia:
FANTÁSTICA CULTURAL. Star Wars V: O Império Contra-Ataca - Arte Conceitual de Ralph McQuarrie. 14 dez. 2019. Disponível em: https://www.fantasticacultural.com.br/artigo/16/star_wars_v_o_imperio_contra-ataca_-_arte_conceitual_de_ralph_mcquarrie. Acesso em: 29 dez. 2024.