O universo de Star Wars é um dos mais ricos e detalhados da ficção ocidental. Hoje, são praticamente incontáveis os livros e quadrinhos baseados na franquia, para além das animações, séries e filmes associados, todos orbitando a obra central: as três trilogias da saga Skywalker. Dentre os diversos profissionais responsáveis pela elaboração desse universo, destacamos aqui o artista Ralph McQuarrie, cujos esboços e pinturas deram personalidade aos três primeiros filmes de Star Wars, e inspiraram a estética dos demais.
O que começou com algumas ideias desconjuntadas e extravagantes do cineasta recém-formado George Lucas, baseadas numa mistura inusitada entre filosofias orientais, os horrores da opressão tecnológica e o heroísmo dos que resistem às tiranias, foi se tornando, ao longo da década de 70, uma narrativa épica e fascinante, cada vez mais convergente com o Mito do Herói.
No que tange ao formato dos filmes, George Lucas inspirou-se principalmente no seriado Flash Gordon, uma produção de ficção científica exibida nos cinemas na década de 30, de forma episódica. Buscando evitar o teor quase pastelão dos episódios de Flash Gordon, porém, Lucas cuidou que seu universo fosse o mais realista possível, desafiando, para isso, as limitações tecnológicas da época. Assim, ocupando uma função crucial nessa tarefa, Ralph McQuarrie foi encarregado da criação visual dos personagens e suas vestimentas, dos alienígenas e de suas culturas, das criaturas, dos monstros, dos veículos, dos androides e de todos os principais ambientes - tudo em um estilo simples, porém memorável.
Abaixo, coletamos suas pinturas para o primeiro filme de Star Wars, lançado em 1977.