Frank Frazetta foi um dos mestres da fantasia épica. Seu estilo exageradamente dramático pode ser encontrado em uma grande variedade de quadrinhos, pinturas e capas de livros e discos, dando vida a cenas de fantasia e de ficção científica, dentre outros gêneros. Embora Frazetta tenha sido aficionado por novelas gráficas, seus trabalhos mais memoráveis são pinturas e pôsteres que, por si sós, parecem contar uma história.
Em muitas de suas ilustrações mais famosas, figuram o herói guerreiro e a mulher sedutora. Ambos são representados como avatares da perfeição física humana, à semelhança do que ocorria na arte clássica grega, mas, no caso de Frazetta, tendendo ao exagero: homens extraordinariamente fortes e mulheres de corpos vultosos, frequentemente posando seminus. A masculinidade e a feminilidade são celebradas em sua forma mais extrema, em contextos de temática predominantemente masculina, envolvendo heroísmo. O arquétipo do homem como domador do caos do mundo ganha forma na luta dos guerreiros contra os perigos da natureza e contra hordas de inimigos barbáricos, muitas vezes na tentativa de proteger a mulher escolhida. Em várias de suas ilustrações, porém, encontramos arranjos diversos, às vezes com mulheres lutando lado a lado com homens, ou mulheres guerreiras em aventuras solo.
Por tratar, antes de tudo, destas temáticas atemporais, as ilustrações de Frazetta apresentam uma realidade quase mítica onde o passado, o presente e o futuro podem se mesclar sem contradição. Elementos de ficção científica relacionam-se com tópicos históricos e fantásticos. Em cada uma de suas obras, uma paleta de cores própria ajuda a criar a atmosfera da cena, e a tridimensionalidade acentuada das figuras em primeiro plano, em alto contraste, faz ressaltar o volume dos objetos e corpos, que se destacam em relação ao fundo. Com movimento e dinamismo, cada imagem conta uma pequena história.
Abaixo, foram selecionadas 25 de suas ilustrações relacionadas à ficção científica. Frank Frazetta também produziu imagens para Conan, o Bárbaro, Tarzan, King Kong, Homem-Aranha e John Carter de Marte, tendo lançado, em 1983, o filme de animação Fogo e Gelo (Fire and Ice).