Inventar personagens fabulosos parece ter sido uma das atividades favoritas da artista Remedios Varo. Boa parte de suas pinturas inclui algum tipo de entidade, mais ou menos humana, com características fantásticas ou mesmo incompreensíveis.
Fortemente interessada pela estética e por temáticas medievais, assim como pelo imaginário esotérico, Remedios Varo elaborou uma comunidade inteira de indivíduos insólitos: alguns translúcidos, esfumaçados; outros brincando com o antropozoomorfismo (mistura de seres humanos com animais); muitos vestidos com trajes para além de extravagantes, emplumados ou irradiando luz; e para além destes, muitas outras cenas surreais, repletas de um simbolismo provavelmente indecifrável.
Nascida na Espanha, em 1908, Remedios Varo foi batizada como María de los Remedios Alicia Rodriga Varo y Uranga. Seu talento para a pintura, assim como suas filiações ideológicas, parecem ter sido fortemente influenciadas pelo pai, homem intelectual e apreciador das artes. Desde cedo teve contato com livros de ciência e de ficção como os de Júlio Verne e Edgar Allan Poe, além de obras sobre misticismo. Depois de se formar pela Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, onde também estudaram artistas renomados como Salvador Dalí, Remedios Varo casou-se e se mudou para Paris, entrando em contato com artistas do movimento surrealista como Max Ernst e André Breton.
Neste especial, separamos 92 das melhores pinturas de Remedios Varo. Separamos o conjunto em três postagens, de acordo com o tema principal:
1. Personagens Insólitos (você está aqui)
3. Feminino, Masculino e Esoterismos