Nunca subestime a criatividade (ou a falta de imaginação) dos roteiristas de Hollywood. Para os cineastas, a franquia Star Wars é um dos parquinhos mais divertidos para se brincar de inventar palavras: nomes de personagens, monstros, espaçonaves, planetas, espécies alienígenas, facções e muito mais — às vezes com admirável perspicácia, e às vezes com óbvia e vergonhosa preguiça.
Abaixo, reunimos 35 nomes famosos do universo de Star Wars, incluindo a trilogia original, os prequels e os sequels, além dos spin-offs, séries em live action e séries de animação. Prepare-se para algumas surpresas!
Princesa Leia Organa
De Morgana a Organa, basta perder uma letra.
A feiticeira Morgana, da Ilha de Ávalon, é uma das figuras femininas mais conhecidas da mitologia e da literatura, figurando ao lado do mago Merlin. Nada mais óbvio do que adotar a inspiração.
Já o nome Leia provavelmente foi escolhido para combinar com Luke: embora George Lucas não pretendesse que Luke e Leia fossem irmãos durante a filmagem do primeiro filme, estes dois personagens eram, sim, irmãos em uma das versões iniciais do script de Star Wars: a família Skywalker vivia no planeta Utapau, e o protagonista, nesta versão, era o herói Starkiller.
Tatooine
Pingue-pongue linguístico
Muitas das cenas externas do planeta Tatooine foram filmadas nos desertos da Tunísia, na África, em especial na região de Tataouine, cujo nome foi tomado emprestado por George Lucas. Tataouine deriva do termo árabe tatawin, que significa "olhos" e "nascentes de água" na língua berbere.
Padmé Amidala
O nome da rosa
Batizar mulheres com o nome de flores é uma prática comum por todo o mundo. George Lucas, sempre com um olho nas culturas orientais, parece ter nomeado Padmé inspirado na palavra padma, termo em sânscrito para a flor de lótus. Simbolicamente, o lótus é associado à pureza, ao renascimento e à resistência. Em A Ameaça Fantasma, Padmé veste-se com um traje diferente a cada cena (ou quase), e muitas de suas vestimentas assemelham-se à textura, ao formato e às cores de flores e de suas pétalas.
Darth Maul
Predador dos infernos
Para quem é fluente em inglês, esta referência não é nem um pouco sutil. O verbo to maul refere-se à ação de um animal ao ferir uma pessoa ou outra criatura, rasgando-lhe a pele ou a carne. É sinônimo de despedaçar, atacar, dilacerar, mutilar. Já o substantivo maul, também em inglês, é sinônimo de marreta — "uma ferramenta com cabeça pesada e cabo, usada para tarefas como bater, esmagar".
Em A Ameaça Fantasma, este é o papel desempenhado por Darth Maul: um predador de poucas palavras, vermelho como um demônio e malhado como um tigre, cuja função principal é caçar e massacrar oponentes.
Tie Fighter
A elegância do Império
Tie, em inglês, significa gravata. A referência, aqui, é às gravatas borboleta, cujo formato assemelha-se ao formato icônico dos caças imperiais. O nome provavelmente foi escolhido pelo time recrutado por George Lucas para criar os veículos de Star Wars, dos desenhos às miniaturas, buscando por formas geométricas simples e memoráveis.
Coruscant
Uma joia no espaço
Não fossem as limitações técnicas, o planeta Coruscant teria aparecido já no primeiro filme da série Star Wars. De acordo com os primeiros rascunhos da história, Coruscant seria um planeta gasoso, e a Cidade Imperial, sede do Império, flutuaria sobre suas nuvens. Porém, dadas as dificuldades de levar esta imagem às telas em 1977, as cenas na Cidade Imperial foram reimaginadas na estação espacial Estrela da Morte, e posteriormente a ideia de uma cidade das nuvens foi utilizada em O Império Contra-Ataca. Coruscant foi incorporado aos filmes somente em 1999, em A Ameaça Fantasma, valendo-se das novas possibilidades oferecidas pela computação gráfica.
A palavra coruscant, que também existe em português (coruscante), significa brilhante, reluzente, cintilante. O nome, assim, refere-se à luminosidade intensa emitida pelo planeta quando visto do espaço, devido às luzes da gigantesca cidade que se estende por toda a superfície.
Darth Vader
Pai das Trevas
Reza a lenda que o tão afamado nome Darth Vader derivaria do termo dark father, ou "pai sombrio", "pai das trevas". Como Vader é o pai sombrio de Luke, e como vader, em alemão, significar "pai", tudo se encaixaria perfeitamente.
Uma relação semelhante entre pai e filho pode ser encontrada no filme Amadeus, sobre a vida de Mozart, em que o pai do compositor é representado como uma figura aterrorizante, de capa e máscara, como Vader. Apesar de já ter falecido, o pai terrível ainda atormenta os pensamentos de Mozart.
Essa hipótese, porém, tem tudo para estar incorreta: pelo que tudo indica, George Lucas ainda não havia decidido que Luke seria o filho de Vader quando o nome do personagem foi escolhido. Na gravação do primeiro episódio da saga, o pai de Luke teria sido um Jedi assassinado por Vader, conforme a explicação dada por Obi-Wan no próprio filme. Somente mais tarde Lucas mudaria este detalhe. A associação com um "pai sombrio", portanto, parece ser pura coincidência.
Stormtroopers
Mais famosos na ficção do que na realidade
O Sturmabteilung (em inglês, storm troopers, "tropas de assalto") foi uma das forças militares do Partido Nazista, tendo desempenhado um papel essencial na ascensão de Hitler ao poder. A referência, bastante direta, acentua a associação pretendida por George Lucas entre o Império e o autoritarismo nazista.
Jango Fett
Pistoleiros do passado muito, muito distante...
Entre os filmes de faroeste, Django, de 1966, é considerado um clássico cult do gênero Spaghetti Western (velho oeste espaguete — isto é, produzidos na Itália). Tanto George Lucas quanto Quentin Tarantino prestaram-lhe homenagem — com o caçador de recompensas Jango Fett, em Ataques dos Clones, e com o ex-escravo e pistoleiro Django, em Django Livre. Os filmes de Velho Oeste são uma inspiração frequente em Star Wars até hoje, ganhando atenção especial na série O Mandaloriano.
Slave-1
Politicamente incorreto
Recentemente, o nome original da nave de Boba Fett — Slave-1 — passou a ser omitido nas séries e produtos de Star Wars, supostamente porque a palavra slave ("escravo") poderia ser ofensiva. Quem diria que um caçador de recompensas, pistoleiro e mercenário não se preocuparia em ser politicamente correto?
O termo, no entanto, não tem nada a ver com escravidão. A referência é sobre computação: na conexão de dispositivos em um computador, existe uma relação chamada de master/slave, em que um dos dispositivos controla os demais. Em um computador com vários HDs, por exemplo, só é possível rodar o Windows (ou outro sistema operacional) em um HD de cada vez. O HD selecionado para rodar o sistema operacional será o master, e os demais passam a ser os slaves (numerados como slave-1, slave-2, etc.).
Essa dinâmica em computação existe desde os anos 1970, e não é surpresa que os gênios nerds da Lucasfilm tenham batizado um dos veículos inspirados na informática.
R2-D2
Trocadilhos
George Lucas conta que, muito antes de levar Star Wars aos cinemas, ele e alguns colegas haviam apelidado os cabos de vídeo R2 (usados na época) de Arthur, devido à semelhança na pronúncia em inglês: "R2" lê-se como artoo, que soa semelhante a Arthur quando pronunciado com "r" mudo. Mais tarde, nos scripts de Star Wars, os nomes de R2-D2 e C-3PO seriam grafados por Lucas como Artoo e Threepio.
Darth Sidious
A ameaça fantasma
Darth Sidious, o Imperador Palpatine, não deixa muito mistério em relação à sua personalidade, se levarmos em consideração seu nome Sith. Insidious, em inglês, significa traiçoeiro — sem dúvida, seu traço mais importante, tendo em vista as maquinações, manipulações e artimanhas que o personagem emprega para chegar ao poder.
Curiosamente, no filme Insidious, de 2010 (no Brasil, intitulado Sobrenatural), uma das entidades malignas assemelha-se bastante a Darth Maul, com a pele vermelha malhada de preto. Coincidência?
General Grievous
General Ambíguo
A palavra em inglês grievous, um adjetivo, possui uma lista interessante de significados: grave, atroz, doloroso, penoso, repugnante, opressivo. É difícil adivinhar qual deles motivou o uso do termo no batismo de Grievous. Atroz? Opressivo? Repugnante? Ou tudo junto?
Shmi Skywalker
Inspiração hindu
Shmi, mãe de Anakin, tem um nome um tanto peculiar, devido à sua sonoridade incomum. Sua origem parece ser Lakshmi, nome de uma deusa hindu. Segundo a mitologia, Lakshmi é a entidade que nos dá força e coragem para enfrentarmos nossos desafios e sacrifícios.
Conde Dookan / Count Dooku
Um Vampiro Sith
Um dos papéis mais memoráveis do celebrado ator inglês Christopher Lee foi Conde Drácula, personagem encarnado por ele pela primeira vez em 1958. Lee voltaria ao papel vezes durante sua carreira, o que vinculou sua imagem à do vampiro para sempre. Para quem é fã de filmes de terror antigos, são bastante familiares as aparições de Christopher Lee, ora como vilão, ora como herói, junto ao também legendário Peter Cushing — também inglês. Um dos personagens mais famosos interpretados por Cushing foi Van Helsing, arquinimigo de Drácula.
Assim, já que George Lucas havia convencido Cushing a interpretar o vilão Tarkin em Uma Nova Esperança (1977), nada mais lógico do que trazer seu amigo de velha data, Christopher Lee, para encarnar um dos vilões nos episódios 2 e 3 da saga. E Lucas não disfarçou muito bem sua inspiração, nomeando o personagem de Count Dooku (um rearranjo similar a "Count Dracula", em inglês).
Devido à sonoridade um pouco estranha de "doo-ku" na língua portuguesa, no Brasil optou-se por trocar o nome do personagem para Conde Dookan. O mesmo foi feito com Capitão Panaka (chefe da guarda de Amidala em A Ameaça Fantasma), nomeado no Brasil como Capitão Panass.
Neimoidianos
Homenagem ou chacota?
Embora George Lucas nunca tenha confirmado, diz-se que a espécie dos neimoidians (neimoidianos, em português) foi nomeada em referência a Leonard Nimoy, ator universalmente conhecido por interpretar Spock em Star Trek. A comparação entre Nimoy e os abjetos neimoidianos passa longe de ser um elogio. Por outro lado, Lucas sempre manifestou admiração por Star Trek. A dúvida permanece.
X-Wing e linha Wing
Alfabeto nas Estrelas
Esta é bastante óbvia, mas vale a pena mencionar: todos os caças de batalha espacial da Rebelião são nomeados a partir de sua silhueta, buscando uma letra do alfabeto que se assemelhe ao formato do veículo. Uma das demandas de George Lucas, na criação das espaçonaves, era que cada modelo apresentasse uma aparência simples, icônica, original e memorável. A inspiração na forma simples das letras, assim, serviu como guia na elaboração da X-Wing, da Y-Wing, da A-Wing, da B-Wing, entre outras.
Wampa
Trocando letras
Seguindo a tradição de trocar letras e arrancar sílabas de palavras conhecidas para criar nomes novos, George Lucas transformou vampire em wampa, para nomear seu pé-grande alienígena.
Alderaan
Empréstimo astronômico
E o mesmo vale para o planeta Alderaan: Aldebaran, ou Alpha Centauri, é a estrela mais brilhante da constelação de Centauro (Taurus), sendo o sistema solar mais próximo do planeta Terra. Arrancando-se a letra "b" e movendo a letra "a", temos o planeta natal da Princesa Leia: Alderaan.
Obi-Wan Kenobi
Sonoridade suspeita
Muitos têm notado que o nome Obi-Wan, em inglês, soa exatamente como o código OB-1. Assim, especula-se que esse nome tenha sido pensado inicialmente para um droid, e que, devido à sua sonoridade memorável, teria sido posteriormente atribuído ao Jedi. A hipótese tem seus méritos, já que George Lucas costumava reaproveitar nomes (há, por exemplo, um personagem chamado Jar Jar em um dos scripts para o primeiro filme, de 1977) e a converter nomes-código (como R2) em nomes por extenso (Artoo). Não há qualquer comprovação, no entanto. Acredite se quiser!
Lama Su
Mais orientais
Em outra referência à cultura oriental, Lucas tomou emprestado o termo lama, facilmente identificável no nome dos Dalai Lama, para batizar o primeiro-ministro alienígena do planeta Kamino. Esta palavra, porém, está presente em várias línguas orientais, com significados um pouco diferentes. No budismo tibetano, lama é qualquer professor da fé Dharma (sendo Dalai Lama o maior entre eles), e significa algo como "pai superior". Em mongol, pode referir-se aos monges do lamaísmo.
Kamino
El camino
Algumas palavras em espanhol são razoavelmente conhecidas nos Estados Unidos, especialmente nas regiões mais ao sul, devido à presença de imigrantes do México. Camino ("caminho") é uma destas palavras, sendo inclusive o nome de um carro da Chevrolet lançado por volta dos anos 1960 — El Camino. A palavra foi mais uma vez tomada emprestada (com a troca do "C" pelo "K") no batismo do planeta Kamino, em referência ao sumiço deste astro dos mapas e à dificuldade de chegar até ele.
Rancor
Literalmente
Aqui, nenhum mistério: a criatura rancorosa, pet favorito de Jabba the Hutt, foi nomeada adequadamente pelo termo rancor, que tanto em português quanto em inglês significa raiva, ranço, amargura.
Han Solo
Solo, mas nem tanto
Em Solo, filme de 2018, descobrimos que Han Solo recebeu seu sobrenome de um oficial do Império, pois Han não possuía sobrenome nem família — isto é, era solo. Muitos fãs não ficaram felizes com a explicação. "Totalmente desnecessário."
Pelo que tudo indica, o sobrenome Solo foi escolhido por George Lucas devido ao traço principal do personagem, durante o primeiro filme da saga: Han está interessado apenas em cuidar de si mesmo, de recolher seu pagamento e sair correndo. A luta contra o mal não é problema dele, e sua filosofia é cada um por si. É sua transformação de malandro egoísta em herói que o torna uma personagem épico.
Resta apenas uma contradição: como ele pode ser solo, se vive em dupla com seu inseparável copiloto Chewbacca?
Ahsoka Tano
Uma nova esperança
Ahsoka é um nome de gênero neutro, de origem sânscrita, que significa pureza, esperança. Uma das personalidades históricas mais conhecidas a levar este nome foi o Imperador Ashoka, o Grande, que reinou na Índia no século III a.C.
Anakin Skywalker
Guerreiro gigante?
O nome Anakin tem várias paternidades. Em hebraico, há um termo semelhante que significa gigante, e em sânscrito ele pode significar guerreiro. Há, na Bíblia, um personagem chamado Anakim, com "m". Além disso, algumas fontes afirmam que anakin também significa "guerreiro" entre algumas tribos nativas dos Estados Unidos.
Mas, apesar de todas estas possíveis referências, George Lucas afirma que a origem do nome é, na verdade, o sobrenome de seu amigo cineasta Ken Annakin. Trata-se de um sobrenome alemão (com variações como Hanakin), e significa "filho de Anno". Anno, por sua vez, é um sobrenome judeu que significa "Deus é glorioso". Mas Lucas provavelmente não sabe disso.
Saw Gerrera
Revolucionários
Nos filmes de Star Wars, a representação do bem e do mal é bastante mais simplista do que ocorre no mundo real. O Império é 100% maligno e cruel, e os rebeldes são 100% bons e heroicos — como se esperaria de um filme voltado para o público infantojuvenil. O filme Rogue One, porém, buscou representar a luta da Rebelião de uma forma mais realista, inspirando-se, em parte, nos movimentos revolucionários de nossa própria história. Personagens como Andor podem lutar pelo fim do Império, mas suas ações não são todas heroicas, e muitas delas são cruéis e condenáveis.
É neste contexto que se encaixa Saw Gerrera, um revolucionário de métodos duros, capaz de torturar e assassinar sem remorso, em nome de um "bem maior". A semelhança de sua postura com a de Che Guevara é notável, assim como a forma e a sonoridade de seus nomes.
Mon Calamari
Rebelião na cozinha
A raça dos Mon Calamari é originária do planeta aquático Mon Cala, e é facilmente reconhecível por sua aparência marinha, com cabeças de polvo. Em inglês, porém, calamari significa prato de lula, lula cozinha ou frita, e o termo é geralmente associado a frutos do mar. Sim, George Lucas é um piadista...
Reva
Mais letras trocadas
Reva, principal antagonista da série Obi-Wan Kenobi, tem como principal motivação a vingança. Sua missão pessoal é caçar e aniquilar os responsáveis por sua infância traumática. Daí, é simples: pegue REVENGE (vingança em inglês), corte o final, e flexione no feminino. Reva!
Greedo
Assaltante desde o nome
Outro nome nada sutil é o de Greedo, o alienígena que aborda Han Solo e tenta assaltá-lo com uma pistola laser em Uma Nova Esperança. Greedo foi batizado a partir da palavra greed, "ganância". E morreu por causa dela.
BB-8
Coisa de designer
Segundo J. J. Abrams, diretor de O Despertar da Força e A Ascensão Skywalker, o droid BB-8 foi batizado por ele mesmo — em um arroubo de criatividade — devido a seu formato (uma esfera pequena sobre outra maior). A silhueta é semelhante ao número 8, assim como a duas letras B espelhadas uma na outra.
Capitã Phasma
Assombrações
Ainda que com certa incerteza, podemos deduzir que Phasma derive do latim phantasma (isto é, "fantasma", que em inglês pode ser escrito como phantom). Seria mais um caso de recomposição de palavra por omissão de letras: Pha[nta]sma. A personagem não parece ter qualquer traço associável a almas penadas, no entanto — exceto se considerarmos sua quase invisibilidade nos filmes, e sua aparição miraculosa em Os Últimos Jedi, apesar de ter sido deixada para morrer em um compactador de lixo em um planeta que acabou explodindo. Seria assombração?
Kanan Jarrus
Destino anunciado
O Jedi Kanan Jarrus, personagem criado por Dave Filoni para a série de animação Rebels, revela uma ligação espiritual com os lobos do planeta Lothal. Filoni parece adorar cães e lobos, e em Rebels encontrou uma oportunidades para integrá-los ao universo de Star Wars. Na série, a Força às vezes manifesta-se de forma diversa do que vemos nos filmes de George Lucas — muitas vezes através de animais (inclusive baleias espaciais) e outros fenômenos da natureza.
O Cavaleiro Kanan (SPOILERS) acaba perecendo no final da série, mas o vemos de certa forma reencarnado em uma figura canina — um lobo gigante — no planeta Lothal. Seu nome, portanto, deriva de canis, termo latido para "cão", ou canine, em inglês.
Líder Supremo Snoke
Como uma víbora
Se o vilão de sua história é repugnante, nocivo e traiçoeiro como uma cobra, você pode nomeá-lo de Snake (serpente em inglês). Caso queira disfarçar um pouco, basta trocar uma letra.
Luke Skywalker
Lucas Caminhador das Estrelas
Por fim, temos Luke Skywalker, o alter ego do próprio George Lucas. Não é nada incomum que o autor de um livro ou filme veja-se projetado no personagem principal. Se Lucas vê-se como Cavaleiro Jedi, é difícil saber. Mas o nome Luke, em inglês, deriva do latim Lucas — ou seja, a autorreferência não poderia ser mais clara.