Fantasia, antes de qualquer coisa, é uma deusa grega. Sim, é isso mesmo: uma deusa. Em grego, o termo phantos (relacionado também a fanstasma) deu origem ao nome da deusa Pasitea (ou Fantasia), deusa da criatividade humana. Pasitea é casada com Hipnos, deus do sono, e é filha de Nix, a deusa da noite. O termo fantasia, portanto, está ligado diretamente aos sonhos, à imaginação, à criatividade e aos delírios obscuros da noite.
Para além da mitologia grega, a palavra traz significados não tão elogiosos: fantasia pode ser sinônimo de ilusão, delírio, desvario, devaneio, faz-de-conta, quimera, utopia. Outros significados relacionam-se à ficção ou criatividade: concepção, criação, invenção. A forma atual da palavra deriva do latim phantasia, diretamente herdada do grego, e constitui, principalmente, um gênero de arte: trata-se de uma das áreas mais inventivas no cinema, na televisão, na literatura, nos games e nas artes visuais.
Abaixo, segue uma seleção de 30 ilustrações do gênero fantasia, algumas vinculadas a obras e franquias bem conhecidas, como O Senhor dos Anéis e Dinotopia, e outras sendo fruto do insight momentâneo de artistas visuais talentosos.
Boa aventura!
Christophe Vacher
Explore o álbum de ilustrações do artista
James Gurney
Explore o álbum de ilustrações de Dinotopia
James Gurney
Explore o álbum de ilustrações de Dinotopia
H. R. Giger
Explore o álbum de ilustrações do artista
Frank Frazetta
Explore as ilustrações do artista
Ralph McQuarrie - Star Wars
Explore os álbuns de ilustrações do artista