Revista Fantástica: Edições

Edições da Revista - Fantástica Cultural

Revista Fantástica: Edições



Capa da Revista Fantástica #4 - Jogos Vorazes

Jogos Vorazes

Revista Fantástica #4

novembro & dezembro 2023
No futuro sombrio dos Jogos Vorazes, o mundo não é nada como o nosso. O povo vive na miséria, sob o jugo de um Estado autoritário. Até mesmo quem escapa da pobreza vive paranoico, temendo as arbitrariedades do governo. E para entreter a elite e as massas, membros da plebe são selecionados, a cada ano, para se digladiarem em batalhas televisionadas. Na base do pão e do circo, o Estado distrai o populacho, a fim de que ninguém se revolte. Já na luxuosa capital, a classe governante vive preguiçosa, entupindo-se de comida e vestindo-se como pavões alienígenas, não muito diferente das celebridades de Hollywood numa noite de Oscar. Felizmente, nada disso é real, nem nunca será. Os governantes nunca fariam isso conosco... Ou fariam? Arte de capa: Tom Chambers: Middle Light, 2013.
Confira as Matérias
Capa da Revista Fantástica #3 - Doces ou Travessuras

Doces ou Travessuras

Revista Fantástica #3

Outubro 2023
Todo Halloween, as crianças norte-americanas saem para caçar guloseimas na casa de vizinhos. Ou pelo menos é o que reza a lenda. Batem à porta, e eis o ultimato: doces... ou travessuras. Não fosse uma brincadeira infantil, alguém poderia tomar a abordagem como séria ameaça. Ou até extorsão! O que, aliás, tem se tornado hábito entre adultos pelo mundo todo. Escute bem: seja um docinho açucarado, politicamente correto e conformista... ou se prepare para sérias travessuras! Buuh... Demissões, cancelamento virtual, denúncias, processos legais, boicotes, expulsões, ostracismo, bullying, linchamento, censura prévia... e se os travessos estiverem com a corda toda, segure-se: é pancadaria e até prisão. Este ano, horror não irá faltar!
Confira as Matérias
Capa da Revista Fantástica #2 - Histórias Mal-Contadas

Histórias Mal-Contadas

Revista Fantástica #2

Julho 2023
O ser humano vive de histórias. Criamos narrativas sobre nós mesmos, e as chamamos de nossa identidade. Adotamos narrativas criadas por terceiros sobre o bem e o mal, sobre ideologias, sobre a natureza do mundo. E no caso de histórias fictícias, também as adotamos, mas neste caso como arte, inspiração, entretenimento. E o fato é que, enquanto algumas destas histórias estão terrivelmente erradas, desalinhadas com a realidade, outras, as de ficção, são verdadeiras aberrações da arte narrativa. De um lado ou de outro, sempre nos deparamos com histórias mal-contadas.

Arte de capa: Pandora, por John William Waterhouse
Confira as Matérias
Capa da Revista Fantástica #1 - Cantos de Sereia

Cantos de Sereia

Revista Fantástica #1

Junho 2023
De Homero a Walt Disney, as sereias têm povoado a imaginação de incontáveis gerações. Hoje vistas como criaturas maravilhosas, conectadas à natureza mágica dos oceanos, sua origem é, na verdade, o medo: o receio da tentação perigosa, que nos engana e arruína. Assim são os cantos de sereia: ora expressão de beleza, encanto e fascínio, ora retóricas e sensações ilusórias que nos afogarão. Mas como discernir uns dos outros?
Confira as Matérias








Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fantastica (@fantasticacultural)