O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Brontë
Título original: Wuthering Heights
1847 Inglaterra Português (tradução)
ficção, romance, gótico, romance de amor, tragédia
Se você não gosta de romances românticos, não se preocupe: este não é um deles. Embora muitos considerem O Morro dos Ventos Uivantes uma história de amor, bem ao gosto daquelas leitoras sedentas por paixões arrebatadoras, o livro consiste, na verdade, em um história de ódio e vingança.
De fato, temos uma paixão avassaladora, destas que não vemos no mundo real. Mas trata-se de uma obra sombria, perturbadora — verdadeiramente gótica. Cathy, a protagonista, é uma garota de classe alta que se descobre atraída (loucamente) por um jovem arredio e perigoso, Heathcliff, um bad boy do século XIX. Sua relação é romântica no sentido clássico, bem ao gosto de Goethe, como em sua obra Werther, em que o espírito do romantismo leva o protagonista a se suicidar por amor (e muitos leitores da obra o fizeram também, à época da publicação). É quando a musa da paixão tornar-se uma força de morte.
Aí está o diferencial desta obra, o único romance escrito por Emily Brontë. Assim como em Romeu e Julieta, o amor leva à destruição. Mas sob uma atmosfera permanentemente tétrica, fantasmagórica, O Morro dos Ventos Uivantes explora a paixão obsessiva, possessiva, o medo constante da retaliação dos mortos (seria possível?) e os traumas da vida humana, resultando em tragédias.